Grupo de assessoria colaborativa: Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa

Objetivos

Estudar a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo- Interpretativa, fundamentadas na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, evidenciando seu valor para a pesquisa e a prática profissional, em temáticas e áreas diversas.

Prestar assessoria epistemológica e metodológica para estudantes e profissionais com atividades de pesquisa e de práticas profissionais fundamentadas na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey.

Descrição

Atividade gratuita e online (via Meet) de estudo e assessoria epistemológica e metodológica nas diversas etapas do processo teórico-empírico da pesquisa e da prática profissional. Os encontros consistem em:

  • Espaço de discussão colaborativa, orientada por leituras de temas previamente selecionados (até 1h). A cada início de semestre será disponibilizado um cronograma com as datas dos encontros e os respectivos temas de discussão colaborativa.
  • Espaço de assessoria colaborativa em torno de dúvidas que articulem o tema do encontro e as pesquisas ou práticas dos participantes (até 1h).

O ingresso no grupo será autorizado no início de cada semestre, mediante prévia manifestação de interesse aos coordenadores. A cada semestre serão liberadas 20 vagas, conforme descrito no público alvo.

Público-alvo

Estudantes e profissionais com atividades de pesquisa ou prática profissional fundamentadas na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey. Os participantes poderão ser Brasil e demais países de língua espanhola.

As vagas serão distribuídas, conforme descrito, a seguir:

Estudantes de Pós-Graduação (cursos lato sensu e stricto sensu)

13 vagas

Profissionais (pesquisa ou prática profissional)

5 vagas

Estudantes de Graduação (pesquisa de iniciação científica)

2 vagas

Em caso de não preenchimento das vagas de um grupo, elas serão destinadas para outro grupo.

Coordenadores

Dra. Maristela Rossato

Dr. José Fernando Patiño-Torres

Resultados esperados

Espera-se que a participação contínua nos encontros possibilite:

  • A formação epistemológica e metodológica de estudantes e profissionais fundamentados na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey.
  • O reconhecimento do valor da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa para o estudo da subjetividade, em temáticas e áreas diversas.

Cronograma

Dia/Horário: quinzenalmente, às quartas-feiras, das 14h às 16h (Horário de Brasília, Brasil).

Período:

  • Primeiro Semestre – 1ª quinzena de março até 2ª quinzena de junho;
  • Segundo Semestre – 1ª quinzena de agosto até 2ª quinzena de novembro.

Número de encontros por semestre: 8

Inscrições

1ª quinzena de fevereiro e 1ª quinzena de julho.